sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Mistérios da Humanidade - 1

 O novo quadro semanal do Rio Navegante se chamará Mistérios da Humanidade, e será semanalmente, sendo quinta feira, o dia da postagem. Então leiam abaixo cinco de muitos mistérios da nossa humanidade.

A Criação Humana
 Ciência e religião estão sempre discutindo códigos de ética e de responsabilidade científica, e quando nos deparamos com cenas de mesmo nível, achamos que jamais se entenderão. Um dos mistérios mais controversos que existem, é o da criação do homem. A Igreja, em geral, prega a palavra da Bíblia em que o homem foi feito imagem e semelhança de Deus, e que por mãos divinas, foi esculpido na areia que compunha o Paraíso. Por outro lado, a ciência discute, desde a primeira descoberta, e evolução e mutação drástica do homem, a partir dos macacos, transformando-se desde os Australopithecus até os Homos Sapiens Sapiens, que são os homens atuais.
 Em conflitos constantes, a ciência insiste em provar com ossos e crânios fossilizados, que o ser humano vem evoluindo e juntamente com ele, vem evoluindo suas armas, roupas e uma avançada medicina. A igreja não excomungará nem um cristão que acredite na mutação científica, a menos que digam que Deus não participou da evolução do ser humano...


Machu Picchu
  A misteriosa "Cidade Perdida dos Incas" está situada a 2400 metros de altitude em uma montanha de subida praticamente vertical, circundada pelo Rio Urubamba. Seu mistério surgiu logo após a sua descoberta, pelo fato de não descobrirem o povo que ali vivera. Expedições que aconteceram entre 1911 e 1915 acharam-se objetos valiosos feitos de cobre e prata, vasos de cerâmica artisticamente pintados e armas de guerras. Mesmo não tendo evidências escritas ou desenhadas, de qual povo havia habitado aquela cidade abandonada, sua arquitetura e arte, exposta em seus objetos de costume como brincos, braceletes e facas, mostravam uma cultura com descendências Incas.
 Diversas hipóteses foram levantadas sobre o Machu Picchu. Como a de ser uma espécie de refúgio para uma parcela da população de inca, que subiu às montanhas logo após a colonização espanhola. Entre um dos fatores que fortalecem essa hipótese, é o sistema de drenagem que havia nos terraços de plantação, e também o difícil acesso até a cidade.
 O fato é que a verdade jamais foi descoberta e o turismo já é um assunto a ser discutido na política peruana. A visitação constante dos olhos curiosos e estrangeiros está abalando as estruturas das construções e poderá, em breve, destruir as muralhas de Machu Picchu. Talvez, possamos jamais descobrir o povo que por ali permaneceu bastante tempo.

Jack, O Estripador
  O apelido veio a calhar quando um jornal londrino recebeu uma carta, escrita pelo famoso e suposto assassino. Em meados do ano de 1888, as ruas de Londres foram aterrorizadas por um assassino que mutilava e degolava suas vítimas, que em todos os casos eram prostitutas. Outros assassinatos foram atribuídos à Jack, mas a polícia descartou todos. Jack não foi o primeiro serial killer de que se tem notícia, ficou famoso por ter agido em uma das maiores metrópoles do mundo e se saído bem mesmo com o poder que a imprensa detinha na época.
  Apesar de indicar muitos suspeitos, a polícia não pôde (por falta de provas) prender ninguem. Na opinião dos médicos legistas, o assassino conhecia muito bem da anatomia humana e poderia até ter conhecimentos de medicina avançada. Houve um caso em que ele conseguiu arrancar um rim sem danificar os orgãos vizinhos, e em outro arrancou um orgão sexual feminino em um só golpe!
  Charles Warrenn, o inspetor que estava no comando das investigações, demitiu-se logo após dar a sua última e fracasada ordem: fotografar os olhos das vítimas. Ele achava que elas pudessem guardar na retina a última imagem vista antes da morte. Doce ilusão.

O Calendário Maia
  O sinistro e bem arquitetado calendário criado pela civilização Maia, faz uma contagem de tempo diferente da nossa. Uma das maiores inveções maias foi o calendário, que contava não só os dias, meses e anos, mas também datas importantes para a civilização. Só há um problema em relação a ele. Há um termino no calendário, ou seja, um término para a humanidade ou até mesmo um recomeço, que traduzido para o calendário cristão, equivale ao dia 21 de Dezembro de 2012.
  A hipotese de que o fim está programado para acontecer antes do natal, foi descartada, pelo menos para os estudiosos. Há escritos maias datados depois de 4200, bem depois de 2012. Mas não poderemos saber de catástrofes climáticas destruirão nosso planeta. Ainda há poucos que acreditem que 2012 seria o fim para o último descendente dos maias. Será que ainda existe um maia entre nós?

El Dorado
  Alguns acreditam que o que prendeu os espanhóis aqui nas Américas, durante a colonização, foi a história contada pelos índios sobre El Dorado. Na tradução ao pé da letra, seria O (homem) Dourado. Reza a lenda que existiria uma cidade tão rica em ouro que todos os edifícios e construções eram erguidos com tijolos feitos de ouro maciço, e sua riqueza era tão grande, que o próprio rei não se banhava com água, mas sim com pó de ouro.
  Tal cidade jamais foi encontrada ou pelo menos avistada uma única vez. Os espanhóis nem mesmo encontraram minas de ouro de onde pudessem ser extraídas piritas de ouro ou  ruínas de uma abandonada ou destruída cidade. Rumores indicam que umas das localizações seria em Roraima, no norte o Brasil. Talvez não exista El Dorado, pelo menos não mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manifeste-se aqui e deixe um comentário dizendo o que achou do post. Sugira, critique e questione!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More