segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Recine 2010

  O RECINE - Festival Internacional de Cinema de Arquivo - que acontece na cidade do Rio de Janeiro desde 2002, deu-se pela parceira entre Arquivo Nacional e a empresa Rio de Cinema Produções Culturais. Com sessões de cinema no auditório principal da instituição e também ao ar livre, no pátio interno do Arquivo Nacional, o RECINE promove diversas atividades, tais como, palestras, homenagens e fórum de debates, juntamente com o lançamento da sétima edição da Revista Recine, trazendo em seu super título "Luz, câmera: a música brasileira."
  No ano de 2010, em sua 9ª edição, o RECINE dedica-se à HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA. Quando vemos e ouvimos a história da música brasileira pela tela do cinema, uma certeza salta à vista e faz eco em nossos ouvidos: o universo musical é imenso, estamos falando de algo que, de alguma forma, todos conhecem.
 E nada, nunca, para por aí. A música brasileira, em sua história, reserva muitos fatos ainda inéditos e muitas curiosidades, que vale a pena serem revelados para os "nativos", sendo estes genuínos ou não.
 O RECINE que inicia dia 25 e encerra suas atividades no dia 29 de outubro, vai tocar fundo nas raízes da música brasileira e mostrar para o visitante onde surgiu essa tal MPB, que foi o centro da evolução da música aqui no Brasil, além de mostrar como foi o processo de introdução de instrumentos de origem indígena, africana e outros.

Clique aqui e acesse o site do RECINE
Clique aqui e veja a programação completa

       Você Sabia?

1 - A Osquestra Sinfônica Brasileira foi criada em meio à II Guerra Mundial?

2- A abertura da ópera mais famosa de Carlos Gomes, O Guarani, é considerada o segundo Hino Nacional brasileiro?

3- Em 2010 a Osquestra Sinfônica Brasileira completa 70 anos de história?

Quer saber mais sobre a Osquestra Sinfônica Brasileira? Aguarde posts futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manifeste-se aqui e deixe um comentário dizendo o que achou do post. Sugira, critique e questione!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More