quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Um cérebro atarefado

Art Kramer
 Não é fácil lidar com a máquina mais bem construída do mundo. E todos sabem que além do corpo humano em si, também há as suas partes, e que dão um trabalhão para resolver seus respectivos problemas.
 É nessa parte que entram Art Kramer e Tod Braver, pesquisadores das universidades de Illinois e Washington. Eles e outros pesquisadores, trabalham em cima da seguinte questão: como o cérebro reage sem a tecnologia? Para esses pesquisadores, o excesso de tecnologia e informação dificultam a reflexão e concentração, causando ansiedade no corpo humano.
 Os mesmos professores se submeteram a ficar 1 semana em um ambiente totalmente longe da área urbana, e sem qualquer tipo de tecnologia, até mesmo os eletrodomésticos. Enfim, a tecnologia em si, e principalmente o computador, seja ele portátil ou não, impede a pessoa de se concentrar, ou seja, impede sua atenção - Diz David Strayer . Ainda que a mulher tenha um cérebro multitarefa, não consegue completar uma única ação a acaba por fazer ao mesmo várias em um pequeno período de tempo .
 Entretanto, algumas pessoas dizem que isso não é verdade, alias, que isso é mentira. Para alguns pesquisadores brasileiros como Sidarta Ribeiro, o cérebro é o perfeito órgão humano que se adapta a esse excesso de informação sem nenhum problema. Até porque, a experiência dos pesquisadores norte-americanos não tem um estudo científico conclusivo nem mesmo tem alguma pesquisa que prove tal teoria.
 Há quem diga que a pesquisa é um ótimo método para estudos, se você não quiser resultados conclusivos. Porém, dizer que o ser humano conhece os limites do seu cérebro, é algo além de nossas capacidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manifeste-se aqui e deixe um comentário dizendo o que achou do post. Sugira, critique e questione!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More