quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Resenha - As Viagens de Gulliver - Jonathan Swift


 Um dos maiores sucessos da literatura há séculos foi bem aceito nos cinemas, mas não foi nada fiel ao livro. As Viagens de Gulliver, de 1726, é um dos clássicos mais conhecidos da literatura mundial. Ele foi escrito pelo irlandês Jonathan Swift.
 Sua adaptação para o cinema fez enorme sucesso com o ator Jack Black no papel de Gulliver. No filme, Gulliver sonha em sair das correspondências e impressionar a editora de viagens, Darcy. Então decide copiar um artigo da internet e rumar para o Triângulo das Bermudas, a fim de criar uma fantástica história. Chegando lá descobre a Ilha de Lilliput, um lugar onde as pessoas são bem menores que ele.
 Apesar desta sinopse espontânea, vamos à resenha do livro:

As Viagens de Gulliver
“Mesmo viajando pelos mares e se aventurando em vários lugares diferentes, Gulliver é um cirurgião que vai a bordo dos navios para ajudar os navegantes e atuar como médico de emergência em determinadas situações. Em sua primeira viagem ele chega à desconhecida e estranha Lilliput, um ilha onde todos os cidadãos são demasiadamente pequeninos. Gulliver come, bebe, é vestido e em pouco tempo aprende a língua nativa, melhorando sua capacidade de se expressar e seus conhecimentos sobre o reino. Mas infelizmente ele é usado pelo Imperador como uma arma secreta contra outro reino, fazendo de Gulliver uma besta cruel e indesejada.
 Depois de retornar à sua casa ele embarca em mais um navio para uma nova viagem. Desta vez acaba perdido e sozinho nas terras de Brobdingnag, um lugar onde, ironicamente, todas as pessoas são verdadeiros gigantes. Mas não gigantes estranhos, ciclopes ou abastados de inteligência. Agora Gulliver é tido como um pequeno objeto de adorno para o cidadão que o encontrou, fazendo dele fonte de renda e lucro. Com o propósito de melhor cuidá-lo e ensiná-lo seu idioma, a filha do comerciante o veste para que até mesmo o Rei possa vê-lo dançar e brincar. Mas infelizmente ele vive algumas desventuras naquela terra por conta de sua altura. Ainda assim, seu fim não foi dos piores. Acabou encontrado por marinheiros ingleses e retornando para sua casa.
 Em sua terceira viagem passou por Labuta, Balnibarbi, Glubbdubdrib e Luggnagg. Na primeira ele se encontra - depois de atacado mais uma vez em outro navio – em uma ilha voadoras, suspensa se soa melhor, onde os cidadãos ignoram todos os outros estudos e exaltam a matemática e a música, entretanto são péssimos em ambos os âmbitos de conhecimento. Após sua partida de Labuta ele foi para Balnibarbi, encontrando lá construções mal feitas e nenhum sinal de vegetação, sendo ela comestível ou selvagem.  Na verdade ele encontra somente um cidadão que tem sua propriedade perfeita, já que todos os outros estudam em métodos mirabolantes, como começarem uma casa pelo telhado. Então partiu para a Ilha de Glubbdubdrib, depois de passar por Luggnagg. Em Glubbdubdrib quase todos eram fantasmas ou espíritos que se esvaíam ao estalar de dedos. Gulliver hesitou, mas depois de uma conversa com Alexandre, o Magno voltou à sua casa.
 Em sua última viagem foi ao país dos Houyhnhnms, a terra dos cavalos inteligentes. Esta foi a viagem que proporcionou à Gulliver maiores ensinamentos. Um dos mais difíceis foi aprender o dialeto dos quadrúpedes, já que ele precisou relinchar para que seu tom de voz saísse semelhante ao dos animais. A segunda pior foi convencê-los de que ele não era um Yahoo, termo usado para designar os primatas da ilha (já que pareciam ser animais irracionais se comparados aos cavalos). Em seu regresso a pior parte foi esquecer os costumes cavalares, já que ficou um longo tempo falando de maneira “relinchosa”".

3 comentários:

  1. Oi Jon, não li o livro, mas já assisti o filme há muito tempo, mas lembro ser bem divertido.
    É um livro com uma história muito boa e diferente para os dias de hoje.
    Adorei a resenha, me fez recordar do filme, e me deu muita vontade de ler.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Jon!!!

    Muito legal a resenha!!
    Eu conhecia o livro só pelo nome, não fazia ideia do que se tratava a estória. E tbm não assisti ao filme. =/
    Agora que sei do que se trata, realmente não é um livro que eu leria... rsrsrs Não combina comigo!

    Beijos, Ká!!

    ResponderExcluir
  3. oi jon !!!!



    o livro nn foi bom mas o filme foi otmo espero q todos tmbm gostaram do filme

    ResponderExcluir

Manifeste-se aqui e deixe um comentário dizendo o que achou do post. Sugira, critique e questione!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More