segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Resenha - Comédias para se Ler na Escola


 Ultimamente os leitores - e principalmente os jovens leitores - têm lido somente lançamentos e títulos de novos autores. Por isso, venho aqui postar uma resenha bem diferente das habituais que nós observamos em alguns blogs de sugestão de livros.
 Para quem conhece Luis Fernando Veríssimo, sabe que seu talento vem de anos de estudo e dedicação a literatura brasileira - ou no próprio DNA, já que seu pai é Erico Veríssimo, um dos maiores e mais importantes escritores brasileiros do século XX. Veríssimo dedicou e dedica a maior parte de suas criações literárias ao público jovem. Ele é escritor, editor, revisor, roteirista, comediante, tradutor, romancista, cartunista... e por aí vai. Na Série Veríssimo, os contos selecionados por Ana Maria Machado têm linguagem jovem e rápida, tornando este livro o ideal para ser o seu primeiro livro.

Comédias para se Ler na Escola
 O que mais pode interessar um jovem senão a leitura? Claro. Esta precisa ser bem contada e bem escrita. Escrita da maneira que é dita e contada da maneira que é lida. E vemos este modo divertido e criativo de contar e narrar uma história no segundo livro da Série Veríssimo, Comédias para se Ler na Escola, de Luis Fernando Veríssimo. A segunda seleção de escritos antes publicados em periódicos, fala sobre os mais diversos assuntos, de modo infantil, mas sem perder a seriedade com que é tratado. O livro é dividido em seis partes: Equívocos, Outros Tempos, De Olho na Linguagem, Fábulas, Falando Sério e Exercícios de Estilo.
  De história em história Veríssimo vai deixando sua marca e, subjetivamente, sua opinião a cerca dos assuntos tratados. Assim conhecemos o menino que quer porque quer saber o feminino de sexo. Ou então os falecidos que só entraram no paraíso por um único motivo: serem brasileiros. Ou até mesmo a história enigmática dos amigos de longa data que brigaram e na virada do milênio resolveram se encontrar novamente, botando a culpa da briga que os separou em uma bobagem que já tinha se esquecido. Da maneira mais clássica que existe as histórias (e estórias) vão sendo narradas: do jeitinho Veríssimo de se contar.

Páginas: 145
Lançamento: 2001
Editora: Objetiva

Sugira livros e peça resenhas ou sinopses mandando seu recado para o e-mail rionavegante@hotmail.com

4 comentários:

  1. Oh,lindinho!Você com essa resenha me ganhou de vez.Sou apaixonada pelo Veríssimo.Já li quase todos os livros de crônicas dele,pois eu amo crônicas e,ele é o gênio desse gênero literário.Já que posso indicar um livro,Sexo na Cabeça do Veríssimo possui crônicas engraçadíssimas.É muito difícil escolher tais autores nacionais,pois a maioria dos blogueiros não gostam desse tipo de leitura.Com certeza,não sabem o que estão perdendo.Respeito,há gosto para tudo! Só digo uma coisa...vc é maravilhoso,por postar uma resenha tão leve,tão gostosa de se ler,de um gênio tão brilhante da nossa literatura.
    Bjs...vc é um fofo!
    Quero te ver depois na Cachola.

    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  2. Otima resenha.
    achei bem bacana o livro. parece ser super interresante,. tem tudo para ser um bom livro.
    :D

    Abraços

    @RianBPotter
    @Euelivros

    http://euelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Luis Fernando Veríssimo, já li um de seus livros o cara só faltou ser médico né? Por que o resto ele faz.
    Adorei conhecer um escritor nacional de tanto prestigio viu? Muito boa a resenha.
    E que venham mais entendeu?
    Território das garotas
    @territoriodcl
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi amigo! Estou retribuindo o selinho q vc me ofereceu... passa la, ta? Bjinhos.

    http://voudeblog.blogspot.com/p/selinhos-que-ofereco.html

    ResponderExcluir

Manifeste-se aqui e deixe um comentário dizendo o que achou do post. Sugira, critique e questione!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More