segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Dicas de Livros - 7

Que tal um livro policial para dar uma agitada na rotina e colocar os neurônios para trabalharem? As Esganadas, novo livro de Jô Soares lançado pela Companhia das Letras, é mais um romance policial escrito pelo mestre dos assassinatos em série. Mas esta trama tem um diferencial: desde o início já sabemos quem é o criminoso e suas motivações para a perfeita atuação (tão perfeita que deixa a policial de mãos atadas). O suspense e a tensão ficam por conta do desenrolar da história pelo núcleo de personagens policiais, que tentam através de todas as maneiras encontrar o tal assassino e prendê-lo. Esperto, perspicaz e discreto, o tal criminoso vai atraindo e matando gordas. Isso mesmo, gordas. E não à toa dizem que o peixe morre pela boca. Confiram abaixo a sinopse de mais uma maravilha proveniente da incrível e brilhante cabeça de Jô Soares.

As Esganadas
Como ator e comediante, o Jô é um grande fazedor de tipos. Sabe como poucos construir um personagem, defini-lo com um detalhe e dar-lhe vida com graça e inteligência. Como autor, essa sua maestria se expande: os tipos são postos no mundo e, mais do que no mundo, numa trama — e o seu criador (eu quase escrevi Criador, pois não deixa de ser um trabalho de deus) se solta. Toda a ficção do Jô é feita de grandes personagens envolvidos em grandes tramas. Os tipos e a trama deste livro são especialmente engenhosos e através deles o autor nos dá um retrato saboroso do Rio de Janeiro no fim dos anos 1930 e começo do Estado Novo — o Rio das vedetes que davam e dos políticos que tomavam, das estrelas do rádio e das corridas de “baratinhas”. E nesse mundo em ebulição chega uma figura portuguesa, saída de um poema do Fernando Pessoa, para elucidar o estranho e terrível caso das gordas desaparecidas que…

 
Editora: Companhia das Letras
Autor: JO SOARES
Origem: Nacional
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 264
Acabamento: Brochura
Formato: Médio



2 comentários:

  1. Querido amigo Jonathan percebi que você gosta muito do autor e que gostou da sinopse também, só ouço coisas boas dos livros do Jo, um dia chegarei a ler.
    Mais uma brilhante dica literária. Gostei muito.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi fofo, tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler um livro que seja do Jô Soares, sempre fico a fim de comprar, mas acabo desistindo, quem sabe desta vez, não me arrisco???

    ResponderExcluir

Manifeste-se aqui e deixe um comentário dizendo o que achou do post. Sugira, critique e questione!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More