segunda-feira, 19 de julho de 2010

Diabetes? É bom saber

O diabetes é uma doença crônica que atinge o sistema endócrino, destruindo as células produtoras de insulina, um hormônio que permite que a glicose (açúcar) seja transformado em energia.
Por isso que o diabético vive se "furando" com seringas e semelhantes para a aplicação de insulina e medição de taxa de glicose no sangue. Se você tá achando essa doença bem complicadinha, saiba que além de todos os fatos citados anteriormente ainda existem dois tipos de diabetes: tipo 1 e tipo 2:
O tipo 1 representa cerca de 10 % dos diabéticos, principalmente os mais jovens, tendo pouca influência hereditária. Este tipo de doença se difere do tipo 2, principalmente porque no tipo 1 há a completa destruição das células produtoras de insulina. Sem a insulina, a glicose não chega nas células, e, consequentemente, não são transformadas em energia. Endocrinologistas indicam aos diabéticos que se alimentem principalmente de fibras e que evitem o consumo de álcool.
O tipo 2 atinge cerca de 90 % dos portadores da doença, atingindo principalmente os de idade mais avançada. Ao contrário do tipo 1, este tem grande influência hereditária. De acordo com Castro e Soares (endocrinologista), este tipo se manifesta de forma silenciosa, podendo provocar uma demora de 8 anos para se definir o diagnóstico. Além disto, este tipo tem grande relação com a obesidade, sedentarismo e alteração de colesterol.
O tratamento é diferente do tipo 1 pois é a base de hipoglicemiantes, que diminuem a resistência do organismo à ação da insulina, além de estimular mais produção de insulina. Porém, com a evolução da doença, o portador deste tipo também terá de fazer o controle do nível de glicemia no sangue e a reposição de insulina, como o paciente do tipo 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manifeste-se aqui e deixe um comentário dizendo o que achou do post. Sugira, critique e questione!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More