segunda-feira, 12 de julho de 2010

Conheça o Festival de Obon

 Você conhece o Dia de Finados brasileiro? Onde as pessoas acendem velas e rezam às almas de pessoas já falecidas? Então conhece o Festival de Obon.
 O Festival de Obon Chinês é um tradição antiga, que já tem 5 séculos e que dura 3 dias do mês de julho ou agosto, com o objetivo de homenagear os antepassados já falecidos. Nas casas de famílias chinesas, as crianças acendem incensos, e os adultos junto as pessoas mais idosas, fazem orações em frente ao altar que é construído em cada casa chinesa. Para a celebração de Obon também existe uma dança popular e coletiva, onde as pessoas que estão vestidas adequadamente se juntam as outras e dançam, para que os espíritos já desencarnados encontrem a luz. Essa dança se chama Bon Odori. Também existe outra forma de homenagem, chamada Chouchin. O chouchin é uma lanterna feita de um tipo de papel muito leve, ela pode ser colocada sobre as águas para que possa guiar os espirítos ou também levada a mão para iluminar o caminho.
 No Brasil o Festival de Obon existe em várias colônias chinesas. E nem precisa ir longe para se apreciar a festividade, pois aqui mesmo no Rio ou em São Paulo existem várias colônias que exibem sua dança, música e cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manifeste-se aqui e deixe um comentário dizendo o que achou do post. Sugira, critique e questione!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More